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PROJETO APROVADO SEM AJUSTES: SONHO OU REALIDADE? BRIEFING

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O briefing é uma etapa crucial do projeto. É nesse momento que começamos a entender as necessidades, desejos e expectativas dos nossos clientes. 

No briefing que coletamos as informações necessárias para desenvolver um projeto alinhado com as expectativas do cliente. Durante o briefing, fazemos perguntas estratégicas, como por exemplo: quais são os ambientes que o cliente precisa, quais desses ambientes são prioridade (isso nos ajuda a fazer concessões durante o desenvolvimento do projeto), quais equipamentos o cliente quer em cada ambiente, como ele vai usar esses espaços, quais seus hábitos, hobbies e relações familiares. Esses itens são importantes para entendermos como o espaço será utilizado. 

CONVERSA INICIAL

Aquela primeira conversa com o cliente antes de fechar o contrato é investigativa. Durante essa conversa, ouvimos atentamente, vemos fotos, amostras, referências e conversamos sobre os sonhos do cliente de modo macro. Isso nos ajuda a dimensionar o tempo de trabalho, a complexidade do projeto, à identificar se existe boa sinergia entre o cliente e o profissional e em seguida, precificamos o nosso projeto e apresentamos o nosso método de trabalho. Só depois dessa conversa inicial, passamos para a etapa de briefing propriamente dita, que ocorre somente após o contrato assinado!

HÁBITOS E HOBBIES DO CLIENTE

Outra pergunta fundamental é como o cliente vai usar cada espaço. Aqui, precisamos entender os hábitos e hobbies do cliente, como cozinhar, receber visitas, assistir TV, etc. Perguntas como “Costumam cozinhar em casa todos os dias?” ou “Costumam receber visitas para almoçar ou jantar?” ajudam a entender melhor o uso do espaço. Saber como são as relações familiares também é importante. Por exemplo, a família costuma comer junto à mesa ou cada um em um momento diferente? Tem ajuda nas tarefas domésticas? Essas informações ajudam a criar um projeto que realmente atenda às necessidades do cliente.

Perguntar sobre a rotina diária, como os ambientes são usados durante a semana e nos finais de semana, e sobre planos futuros, como ter filhos ou receber amigos, é essencial para criar um projeto que realmente atenda às necessidades deles. Não pergunte somente sobre os hábitos atuais, mas também sobre as projeções de futuro. Isso ajuda a garantir que o projeto seja funcional e adaptável ao longo do tempo.

REFERÊNCIAS VISUAIS

Além dos hábitos dos clientes, também é importante entender as referências visuais na etapa de briefing, investigar a fundo os estilos e preferências do cliente. 

Perguntas como “Quais estilos de arquitetura vocês mais se identificam?” ou “Quais são suas principais referências?” são fundamentais. Foque nas preferências do cliente, afinal, são eles que vão morar ali. Eu acredito de verdade que arquitetura tem que ser ultra personalizada para o cliente, para aquela família e o nosso papel é servir. É o momento de florescer uma vontade absurda de atender as necessidades dos clientes. A capacidade de ouvir e transformar os desejos dos clientes em um projeto é o que vai te destacar e te fazer ser mais reconhecido. Isso te torna aliado do seu cliente e evita muitas dores de cabeça durante a obra.

PINTEREST

Aqui no BORA a ferramenta que usamos para entender o estilo e as preferências visuais dos nossos clientes é o Pinterest. Criamos uma pastinha compartilhada com os clientes e conversamos sobre elas na reunião. Uma dica pedrada é apresentar imagens e perguntar o que o cliente mais gosta naquela imagem, o que mais chamou atenção e se tem algo que não gosta. Muitas vezes, os clientes salvam uma fotografia porque gostaram de um detalhe específico, como o piso, e nem notaram outros elementos na imagem.

QUESTIONÁRIOS OU ENTREVISTAS

É importante adaptar o método de coleta de informações ao perfil do cliente, seja através de questionários ou entrevistas. Durante a reunião conversamos sobre cada referência e entendemos o que realmente brilha aos olhos do cliente.

ATAS ASSINADAS

Para garantir que todas as informações coletadas durante o briefing sejam registradas corretamente, documentamos tudo em uma ata que o cliente assina. Isso confirma que todas as orientações foram registradas corretamente e ajuda a evitar mal-entendidos no futuro. 

Um briefing bem feito é a base para um projeto bem-sucedido e evita retrabalho.

INVESTIMENTO

Outra pergunta que você não pode esquecer de fazer é: quanto o cliente quer e pode gastar na obra? Isso é essencial para alinhar expectativas e evitar frustrações lá na frente. Inclusive, já me conta aqui nos comentários, você faz essa pergunta aos seus clientes? Na fase de briefing, é necessário saber o quanto eles estão dispostos a gastar. Muitos clientes tem receio em falar o valor correto, muitos outros nem chegaram a fazer essa conta, mas para que ele consiga ser sincero, ele precisa confiar em você! Por isso, explique ao cliente a importância dessa informação para o planejamento e execução do projeto e reforce seu compromisso em gerir bem os recursos financeiros ainda durante a fase de projeto. Inclusive, se você ainda não faz EVF, você deveria fazer, já que uma obra bem-sucedida, é aquela que cabe no bolso do cliente!

Assista ao vídeo completo: https://youtube.com/watch?v=B7LNLjDckyc

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