BORAnaOBRA

Desvendando a Importância do Projeto Executivo no mercado da construção

Desvendando a Importância do Projeto Executivo no mercado da construção

O que pode acontecer em uma obra sem projeto executivo?

Ao longo dos anos, tenho visto muitos construtores e engenheiros entrando para executar uma obra sem ter um projeto executivo em mãos. Isso pode trazer muitos problemas e dor de cabeça no processo de execução da obra.

Quando se inicia uma obra sem projeto executivo, é muito difícil definir um escopo de obra sólido e fazer um contrato justo e rentável. Sem um projeto executivo, muitas vezes o construtor precisa cobrar aditivos de serviços que não foram mapeados e isso pode se tornar uma grande dor de cabeça na lida com o cliente e na execução da obra, aumentando os custos e o tempo de execução.

projeto executivo
Você já se aventurou em chegar a algum lugar sem ter um mapa para guiá-lo?

No caso de uma execução de obra sem projeto, é como se estivéssemos iniciando um casamento sem planejamento. Pode até parecer que tudo está caminhando bem no início, mas no decorrer do processo surgem problemas e dificuldades que poderiam ter sido evitados se tivesse havido um planejamento adequado desde o início. É preciso definir metas, objetivos e um roteiro claro para seguir, evitando desgastes e prejuízos no relacionamento com o cliente, assim como em um casamento.

projeto executivo

Além disso, um bom projeto executivo é essencial para a fase de orçamento. Fazer um orçamento sem ter um projeto é como tentar cumprir uma missão impossível. Sem informações precisas e detalhadas, não é possível fazer um orçamento justo e rentável para o construtor e para o cliente. Com um projeto executivo em mãos, é possível definir com clareza o escopo de obra e os serviços necessários, evitando surpresas desagradáveis e custos adicionais ao longo da execução da obra.

Quando se tem um projeto executivo em mãos, é possível definir um escopo de obra preciso e justo, com os serviços descritos detalhadamente. Qualquer serviço que seja necessário além do que está descrito no projeto precisa ser pago pelo cliente, evitando prejuízos e desgastes na relação com o cliente.

projeto executivo

Portanto, é essencial que o construtor ou engenheiro tenha um projeto executivo em mãos antes de iniciar qualquer obra. O projeto executivo é um documento sério e necessário para ancorar o trabalho do construtor, definir um escopo de obra justo e rentável, evitar prejuízos e garantir que a obra seja executada de forma eficiente e segura.

Nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, a Rafa e o Alex estarão no Zoom para te guiar na estruturação do seu escritório ou construtora! 

Todas as informações serão enviadas no grupo do desafio. Toque nesse link agora para participar gratuitamente (vagas limitadas): 

Oi,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *