Você consegue atrair clientes com facilidade?
Você saiu do anonimato e se tornou um arquiteto ou engenheiro conhecido?
Sua agenda está lotada e você está tendo que recusar clientes?
Se você respondeu ‘não’ a todas essas perguntas provavelmente não está dando a devida atenção ao marketing digital no seu negócio.
Seja ele um escritório de arquitetura, uma construtora ou até mesmo o seu nome como profissional liberal.
A verdade é que poucos profissionais do mercado de obras e projetos sabem trabalhar corretamente a sua marca.
Pois empreender é uma atividade desafiadora que envolve o domínio de muitas habilidades.
Com isso, o empreendedor tende a focar as energias nas áreas que ele mais domina e se identifica e acaba dando pouca atenção às outras, como o marketing digital.
Claro, é fundamental que você entregue o seu serviço ou produto com excelência.
Que você domine o core business da sua empresa.
Mas isso é o dever de casa, pois você tem obrigação de dominar a parte técnica.
Mas isso não significa que as outras áreas não necessitem da sua atenção.
O fato é que nós não aprendemos na faculdade como fazer o marketing de uma empresa corretamente.
Pode até ser que você tenha cursado uma matéria ou outra que aborda empreendedorismo e marketing digital.
Mas provavelmente foi muito superficial ou foram ensinadas estratégias que já estão defasadas.
Se você se identificou com essas situações, então acompanhe esse artigo até o final para aprender algumas dicas de como se destacar no mercado e não ter dificuldades em captar clientes.
A Internet é sua aliada no Marketing Digital
O fato é que a Internet é um caminho sem volta.
Há anos as pessoas estão na Internet e as relações estão acontecendo cada vez mais online.
E se você quer captar mais clientes você precisa ter presença digital.
Mas claro, você precisa saber captar os clientes certos e o volume adequado de clientes.
Você precisa saber captar os clientes alinhados com os valores da sua empresa e que percebem o custo justo do seu trabalho.
Para isso, você precisa mostrar que é uma empresa confiável e com reputação.

E a melhor forma para garantir seu espaço online é gerando conteúdo de valor.
Conteúdo de valor oferece informação de qualidade que transmite conhecimento sobre o tema que você quer abordar.
Isso permite que você se relacione com o seu público (e potenciais clientes) e construa autoridade e credibilidade para a sua marca.
E claro, isso tudo pode ser feito por meio das redes sociais.
E qual rede social você deve focar?
Tudo depende do perfil do público que você quer alcançar.
Comece pelo Instagram
Mas consideramos o Instagram como a melhor rede social para você começar a construir seu nome por meio do marketing digital.
O Instagram tem um perfil mais despojado e oferece várias opções para você apresentar seu conteúdo, como o feed, stories, reels e IGTV.
O ideal é que você comece com postagens no feed e vá sentindo o engajamento da sua audiência e depois expandir para as outras ferramentas.
Mas não é só no Instagram que você deve marcar presença.
É verdade que o Facebook perdeu espaço para o Instagram, mas ele ainda tem um grande público fiel.
Tem pessoas que simplesmente não gostam do Instagram e continuaram apenas com o Facebook.
Então você precisa explorar essa audiência também.
Inclusive, o Instagram e Facebook são integrados, então posts que você fizer no Instagram podem ser publicados automaticamente no Facebook.
Isso já facilita bastante no início.
TikTok
E o TikTok é a rede social mais recente e vem ganhando cada vez mais usuários.
Por isso é importante que em algum momento você também marque presença neste app.
A proposta do TikTok é um pouco diferente do Instagram, focado mais em dancinhas em memes, o que a princípio pode parecer que não combina com um perfil profissional.
Mas o grande diferencial é que ele não distribui o seu conteúdo apenas para os seus seguidores, como acontece com Instagram e Facebook.
Ele entrega os vídeos que você produz de uma forma randômica para qualquer um.
Uma outra rede social que tem tudo a ver com arquitetura e engenharia é o Pinterest.
Nela os usuários compartilham imagens que servem de inspiração para quem estiver procurando por termos específicos.
Ainda não é muito conhecida do grande público, mas é uma rede social que tem um grande potencial.
Outra rede social que é muito conhecida é o Linkedin.
O Linkedin na verdade se autodenomina como rede profissional, pois o objetivo é integrar profissionais e empresas.
Diferente das outras redes, os usuários do Linkedin não estão em busca de entretenimento, mas sim de fazer contatos profissionais.
Youtube
E claro, não poderia deixar de falar do Youtube, que apesar de ser uma plataforma de compartilhamento de vídeos, também é uma rede social, pois permite interação entre os usuários.
Promover sua empresa no Youtube é mais difícil e demorado porque envolve processos mais complexos, como gravação e edição de vídeos.
Mas se você identificar que pode captar clientes por lá, nada que um bom celular, dedicação e força de vontade podem garantir os seus primeiros vídeos.
As opções são muitas, mas a dica é que você comece pelo Instagram, crie um perfil atrativo, com conteúdo autêntico e que seja interessante para a sua audiência.
E o principal é manter a constância nas postagens. No mínimo diária e se possível mais de uma vez por dia.
Isso vai aumentar a interação com os seus seguidores, engajamento e a possibilidade deles se tornarem seus novos clientes.
Não há limites para as possibilidades que as redes sociais podem trazer para a sua empresa.
Você vai precisar investir tempo e dinheiro para conseguir se destacar.
Mas lembre-se que atualmente esse é o melhor caminho para você conseguir clientes com facilidade, ter uma agenda lotada e sair do anonimato.
Você conhece o Redes Sociais 10X?
E para ajudar pessoas como você, que está com dificuldades de ter presença ativa na internet, criamos o Redes Sociais 10X.
É um treinamento online com tudo que você precisa para superar os seus desafios e dominar as redes sociais para crescer seu escritório ou construtora.
Neste curso nós vamos te ensinar as estratégias que usamos nas redes sociais do Grupo BORA para crescer, engajar e captar clientes de projeto e obra.
E quem me acompanha nesse curso é um dos maiores especialistas em Marketing para Arquitetos do Brasil e o responsável pelas redes sociais do grupo BORA, o Leo Maciel.
Serão 4 aulas onde vamos te mostrar passo-a-passo todas as estratégias para ter um perfil que cresce diariamente e que se mantém constante. Estamos falando de conhecimento prático e mão na massa…
Eu e o Leo Maciel vamos te ensinar a:
- desenvolver habilidades essenciais para ter sucesso nas redes sociais
- montar um perfil profissional e conquistar a confiança imediata dos visitantes
- aprender quais os melhores conteúdos para atrair potenciais clientes
- a forma mais simples para planejar seu conteúdo e ser constante nas redes sociais todos os dias
- como deixar seus stories dinâmicos e interessantes e construir conexões reais com a audiência
- aprender a fazer lives e se tornar autoridade para seus seguidores
- conhecer as melhores táticas para ter a atenção e engajamento dos seguidores
- descobrir os segredos para crescer seu perfil com seguidores reais e qualificados
O Redes Sociais 10x tem o formato de desafio, sendo assim perfeito para quem quer executar rápido e aplicar os exercícios o quanto antes. Você terá acesso por um ano, podendo ver e rever o conteúdo quantas vezes quiser.
O conteúdo é completamente novo, atual, e você terá a chance de entrar por um valor único nesta turma.
Oi,
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