BORAnaOBRA

Estudo Preliminar: Projete com Excelência e Encante o cliente desde o Início

Estudo Preliminar: Projete com Excelência e Encante o cliente desde o Início

O Estudo Preliminar é onde você precisa mostrar todo seu potencial criativo e técnico. Na minha opinião, é uma das etapas mais importantes do projeto e vou te mostrar por quê. No estudo preliminar é importante que o cliente se sinta seguro e entenda o sonho dele. Use de todos os recursos que estiver ao seu alcance.

Como fazer um estudo preliminar que encanta o cliente

Para começo de conversa, antes de começar a projetar você precisa de todas as informações pertinentes àquele espaço:

Levantamento de medidas; análise dos condicionantes do terreno; briefing; levantamento das normas; levantamento topográfico (para casos de obras do zero), etc.

Como o objetivo do estudo preliminar é encantar o cliente você precisa reforçar que ele tomou a melhor decisão em te contratar.

Como faz isso?

Você precisa provar para ele, com a sua apresentação do projeto, que o sonho dele foi escutado, que os objetivos foram contemplados e que, em breve, esse sonho se tornará obra construída.

Não é incomum, clientes que chegam no estudo preliminar e se perguntam:

“Será que esse projeto é meu mesmo? Será que esse arquiteto ouviu o que eu pedi?”

Infelizmente, acontece bastante dos pedidos dos clientes serem ignorados.

Portanto, cuide da representação do projeto, pense nos detalhes.

Ela não pode ser muito técnica, nem muito fria ou conceitual, precisa ter humanização para que o cliente possa entender, lembre-se que ele é leigo e é o maior interessado.

O processo de encantamento começa no entendimento. Se o cliente olha e não entende nada ele se sente inseguro.

No nosso escritório usamos, em geral plantas de layout bem ilustradas, com cores e texturas, imagens em 3D, muitas das vezes realísticas e várias outras ferramentas.

Você pode se valer de realidade virtual, vídeos com uma boa música, imagens de referências, moodboard (painéis conceituais), etc.

O estudo preliminar também tem o intuito de ser um subsídio para o Estudo de Viabilidade Financeira (EVF), com escolha dos materiais a serem usados, com base no briefing, levando em conta o orçamento do cliente. Cuide do prazo, se você marcou uma data, cumpra. E se você não marcou, marque agora! O atraso e a falta de clareza da entrega acaba com o encantamento do cliente.

Nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, a Rafa e o Alex estarão no Zoom para te guiar na estruturação do seu escritório ou construtora! 

Todas as informações serão enviadas no grupo do desafio. Toque nesse link agora para participar gratuitamente (vagas limitadas):  https://boranaobra.com.br/omelhorano

Oi,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *