BORAnaOBRA

Como delegar tarefas e por onde começar

4 min de leitura
Como delegar tarefas e por onde começar


Se você quer construir uma empresa sólida, você precisa ter uma equipe, afinal, ninguém faz nada grandioso sozinho. Com tantos desafios e responsabilidades, como delegar tarefas de forma eficiente para conseguir dedicar tempo para fazer a empresa crescer?

O perigo do “EU SOZINHO”

Um dos principais motivos que impedem o empreendedor de fazer a empresa crescer é estar preso em tarefas operacionais. Preocupado em fazer a empresa funcionar, ele toma para si tarefas que poderiam ser delegadas.

Mas isso limita a capacidade produtiva da empresa e, consequentemente, sua capacidade de crescer. 

Para delegar, você precisa desapegar de tarefas, especialmente aquelas que gosta de fazer e que não dependem exclusivamente de você. Não é fácil, eu sei, mas se você não fizer isso, não irá crescer.

Crie padrões e processos

Crie padrões e processos para melhorar na hora de delegar tarefas
Crie padrões e processos de forma clara e organizada

Além disso, você precisa criar padrões e processos de forma clara e organizada para então mostrar qual é o caminho que deve ser seguido pela equipe. Dá um pouco de trabalho no início, mas com uma equipe o trabalho fica mais rápido e produtivo. Bora começar?

Identifique as tarefas que não precisam de você.

Comece pelas tarefas mais fáceis, que não exigem grande entendimento e maturidade, como buscar o projeto na gráfica, reunir com fornecedor, fazer o levantamento de medidas do espaço atual, receber um material na obra, etc. 

Atenção: delegar tarefas não significa delargar

O que acontece na maioria das empresas é o líder passar uma tarefa adiante para o colaborador se virar. Ao passar uma tarefa para um colaborador, certifique-se de que ele saiba o processo para realizar a tarefa com qualidade. Um checklist ajuda muito.

Como delegar tarefas

 Como funciona delegar? Para cargos menos estratégicos, essas pessoas precisam de um direcionamento claro. Elas geralmente precisam de um como. 

  • quem vai fazer
  • o que fazer
  • como tem que fazer – modelo de referência e checklist. o como está no seu processo, como tem que fazer.
  • Quando – para quando você precisa.

Planejamento

O empreendedor precisa ter tempo para seu time. Portanto, faça reuniões de alinhamento das tarefas. Reuniões semanais curtas, quinzenais detalhadas e trimestrais de planejamento e meta.

Com o tempo, o processo de delegar tarefas se torna mais eficiente. Num primeiro momento vai ser dolorido, mas no longo prazo, esse é o melhor que tem a fazer. Se você faz projeto ou obra e não tem equipe, seu negócio está sobrevivendo.  Então foque em dar autonomia para seu time

Se você tem pessoas boas, uma forma de delegar boa, como linkar as pessoas com o processo? 

Para isso, você precisa ter um sistema de gestão. Recomendamos que você tenha uma gestão à vista. Um local onde toda sua equipe consegue ver o que precisa ser feito de uma forma clara que todo mundo tenha clareza de onde tem que ir. 

Quanto mais simples for esse sistema, melhor para gerir as pessoas.

Ele precisa ser visual, podendo ser virtual em caso de trabalho à distância ou físico em um quadro na parede, dividido com tarefas a fazer, tarefas sendo feitas e tarefas concluídas, por exemplo. 

Quer aprender na prática como você pode faturar de 10 a 100 mil reais por mês, trabalhando com projetos ou obras e vivendo bem da sua profissão?

Toque no botão abaixo e matricule-se gratuitamente na Formação em Projetos e OBRAS BORAnaOBRA.

Oi,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *