Como captar mais clientes? Se você produz conteúdo no Instagram e mesmo assim não está atraindo o cliente que você quer para seu escritório ou construtora, pode ser por 2 razões e você vai entender isso.
Então, quando a Apple lançou o computador Lisa, em 1983, fez um anúncio de 9 páginas no The New York Times cheio de palavras técnicas e jargões.
Surpreendentemente o público não se interessou e foi um verdadeiro FRACASSO.
Logo após passar por uma experiência na Pixar, Steve Jobs mudou completamente a estratégia de marketing da Apple.
Note, no entando, que a história da Apple não trata da Apple: dis respeito a você. É você o herói da história, e a empresa desempenhou um papel semelhante ao do sr. Q nos filmes de James Bond. Eles são o cara que você vai ver quando precisa de uma ferramenta para ajudar o ganhar do dia.
A despeito do que os adeptos do culto Mac possam dizer, a Apple provavelmente não faz os melhores computaodres ou telefones. “Melhor” é algo subjetivo, claro. Assim, se a Apple tem a melhor tecnologia ou não é discutível.
Isso, contudo, não importa. As pessoas não compram os melhores produtos; compram os produtos que podem entender mais rapidamente. A Apple inseriu-se na história de seus clientes como nenhuma outra empresa de tecnologia e, como resultado, não apenas é a maior empresa de tecnologia, como se inclui entre as dez maiores há um bocado de tempo. Se quisermos que nossas empresas cresçam, devemos pedir emprestada uma página do livro de referência em que a Apple se transformou. Devemos fazer com que nossa mensagem seja clara.
Contudo os computadores deixaram de ser o centro da atenção na comunicação. Em primeiro lugar o foco passou a ser o cliente e a comunicação se tornou clara e atraente.
Desse modo a Apple entendeu que seus clientes eram PESSOAS vivas, heróis de sua própria história, com desejos e desafios. Assim, passou a fazer parte da história dos clientes.
Dessa forma a Apple entendeu que precisava:
- Identificar o que seus clientes queriam (serem vistos e ouvidos);
- Entender o desafio que seus clientes enfrentavam (serem reconhecidos);
- Oferecer aos clientes a solução – uma ferramenta que poderiam usar para se expressar (computadores e smartphones);
Por isso essas duas razões principais fizeram a Apple fracassar no marketing e deixar de atrair os clientes certos:
- Não conhecer seu cliente ideal
- Colocar sua empresa como centro da história.
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